teste vocacional

Teste vocacional

Vai cursar a faculdade, mas não sabe qual curso escolher? Veja como o teste vocacional pode te ajudar

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, o índice médio de alunos que trocam de curso ou desistem da faculdade é de cerca de 50%.

Entre os índices mais altos, temos o de universitários que desistem dos cursos de tecnologia, ainda que a maioria das formações desse campo tenham uma boa oferta de empregos e bons salários.

Em muitos casos, esse número está relacionado a uma escolha feita de maneira inadequada.

Entre os fatores que levam a isso, podemos indicar a falta de informação sobre o mercado de trabalho e o pouco autoconhecimento dos jovens.

Diante desse dado, o teste vocacional se mostra muito útil e eficiente. Para que se tenha uma ideia, pesquisas apontam que esses testes auxiliam no processo de tomada de decisão em cerca de 70% dos casos.

Entre os vários perfis de estudantes que procuram os testes e podem ser auxiliados por eles, temos aqueles que desejam confirmar a escolha que já fizeram, os que estão indecisos entre dois ou mais cursos e os que não fazem ideia do que fazer.

Em todos esses casos, podemos concluir que os testes podem fazer a diferença e ajudar bastante.

Como o teste vocacional pode ajudar na hora da escolha de uma faculdade?

Em linhas gerais, o teste vocacional não é aplicado isoladamente, nem em um único dia. Eles são seguidos por uma orientação profissional e por entrevistas.

Dito de outro modo, trata-se de um processo que tem como finalidade relacionar os traços de personalidade identificados pelo psicólogo com as carreiras existentes no mercado.

Geralmente, as entrevistas realizadas pelo profissional responsável consistem em um conjunto de perguntas sobre o modo com os indivíduos agem e pensam em diferentes situações. Entre esses questionamentos, podemos ter os seguintes:

  • Atividades preferidas;
  • Expectativas sobre o futuro;
  • A visão sobre um mundo ideal;
  • Qual o papel do entrevistado em trabalhos de grupo;
  • Como ele deseja ser visto.

Mediantes essas perguntas, é traçado um perfil, ao qual deve corresponder uma área de estudos, seja ela de humanas, de exatas ou de outros campos de estudos.

Dessa forma, é possível reduzir as possibilidades, o que facilita em muito a escolha. De fato, um dos fatores que geram confusão na mente dos jovens é, justamente, o grande número de cursos disponíveis.

No entanto, é preciso deixar claro que o objetivo dos testes vocacionais não é apontar o curso perfeito para cada caso.

Diferentemente, esses testes são importantes para propiciar o autoconhecimento necessário para que o próprio jovem tome uma decisão mais consciente, considerando diversos aspectos de sua personalidade e do mercado de trabalho.

Testes vocacionais: ajudando jovens a buscar a realização profissional

Assim, podemos concluir que esses testes podem ser cruciais para ajudar os jovens que saem do ensino médio a terem mais segurança ao optar por uma faculdade.

Isso por que o teste vocacional também é uma forma de propiciar mais autoconhecimento, de maneira tornar a escolha do curso mais consciente e menos dependente de variáveis externas.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *