acre

Cinco melhores setores para se trabalhar no Acre

Apesar de grandes capitais serem consideradas os centros das oportunidades, o que não deixa de ser verdade, outras regiões do Brasil tem ganhado destaque, como é o caso do Acre. Sim, o Acre, a cidade considerada a mais remota do país, localizado ao norte das terras brasileiras.

Acontece que, apesar de aparentemente ser um lugar “parado” e ideal para quem busca a qualidade de vida de uma cidade do interior, devido a disposição do local, ela torna-se um ótimo lugar para quem deseja novas oportunidades de emprego, assim como um lugar melhor para morar, longe da correria das grandes metrópoles.

Por exemplo, a área é cercada de vegetação e rios amazônicos, o que acaba atraindo turistas. Além dos apaixonados por pesca esportiva.

A localização também é um ponto positivo do Acre, já que ele fica próximo a outros países latinos, como Bolívia e Peru. O que quer dizer mais gente na cidade e mais disponibilidade de emprego.

Um dos únicos pontos negativos da região é a quantidade de chuva e o calor intenso, que se estende por todo ano. Quanto a isso, é preciso ficar atento.

De resto, pode ser a chance de quem quer sair das cidades grandes para conseguir um bom trabalho num lugar mais tranquilo.

Os melhores setores para trabalhar no Acre

1 – Agropecuária

Sem dúvida alguma que um dos melhores setores para se trabalhar no Acre é na área da agropecuária, principalmente na extração de castanha e borracha. Não é a toa que a cidade é conhecida como Estado do Látex e das Seringueiras.

Devido a isso, uma grande entrada de pessoas aconteceu na área durante 1880 a 1913, com nordestinos – cearenses, principalmente -, paulistas, árabes sírios-libaneses e italianos mudando-se para o local em decorrência do ciclo da borracha.

Mesmo muitas décadas depois, este é um setor que continua muito forte no Acre.

2 – Construção Civil

A construção civil é responsável por empregar muitas pessoas na cidade, mas alguns fatores precisam ser ressaltados. Infelizmente, essa é uma atividade sazonal. Normalmente, no inverno a quantidade de emprego costuma ser menor, o que quer dizer que os empregados acabam ficando mais ociosos durante esse período.

Outro fator negativo é que a cidade depende muito de obras públicas, o que acaba diminuindo a quantidade e a frequência de trabalho. Além do fato de que a maioria dos cargos são temporários.

Por outro lado, é uma grande chance para quem tem experiência na área, pois como em muitos setores, o Acre sofre com a disponibilidade de profissionais qualificados, e aqueles que possuem os requisitos necessários acabam ganhando muito bem.

Então, para quem deseja atuar neste setor, a cidade é uma boa opção.

2 – Turismo

Como dito, devido a localização geográfica do estado, o local acaba se tornando um grande ponto turístico, uma boa oportunidade para quem atua na profissão.

A região é conhecida por proporcionar passeios em meio a natureza para os turistas. Com direito a árvores antigas e uma grande diversidade de animais silvestres. O que acaba movimentando bem o comércio e a e economia regional.

Há quem também visite o Acre para conhecer as comunidades indígenas e experimentar essa imersão na natureza. É aí que o profissional pode conseguir o emprego dos sonhos.

3 – Gastronomia

Em decorrência da grande miscigenação por lá, a gastronomia acreana acaba sendo única, principalmente devido a influência sírio-libanesa. Mais uma chance para a pessoa que tem experiência na área e está em busca de novas oportunidades em outro estado.

O Acre é conhecido por servir pratos bem diferentes, como quibe de macaxeira, saltenha e arroz, e um café da manhã com carne de sol acompanhado de pirarucu à casca. Um refeição um tanto quanto diferente, mas que deve fazer a cabeça dos turistas que gostam de experimentar coisas diferentes.

Para os cozinheiros de plantão, esta é uma ótima forma de conhecer e aprender sobre a culinária de outros estados.

4 – Comércio

E por ser uma cidade turística, obviamente que o comércio acaba sendo forte no local. Eis a chance para quem quer abrir o próprio negócio.

Que tal abrir um hotel, por exemplo? Aproveita que o turismo é forte na cidade e abra um local para abrigar os turistas que chegam à na região.

Ou quem sabe uma loja com itens típicos do estado, como roupas ou bijuterias. Aproveite para criar conteúdo digital para atrair clientela antecipadamente.

Nesse caso é sempre ideal começar com um site, contratando empresas especializadas na criação de sites.

5 – Indústria

Aqueles que possuem uma empresa privada também tem grandes chances de se dar bem no Acre. Apesar de estar em crescimento, o local não conta com muitas indústrias privadas, o que é uma excelente brecha para o empreendedor que atua neste setor.

E, quem sabe, no futuro, não é possível migrar para os países latinos próximos a cidade.  Pelo menos geograficamente o empresário estará mais perto de alcançar esse objetivo.

Mas há oportunidade também para aqueles que trabalham como motoristas de máquinas grandes – o salário chega a R$ 5 mil mensalmente – até para técnicos de segurança no trabalho. O Acre oferece oportunidades para todos.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *